SANTA GIANNA E A AÇÃO CATÓLICA.

         Em 1943, Gianna foi nomeada secretária do grupo estudantil menor da conferência de S. Vicente; em 1944-1945 foi delegada das benjamins e, no ano social seguinte, 1945-1946, das aspirantes. Nos anos de 1946-1949 foi presidente da juventude feminina, retornando tal atividade dirigente em 1951-1952 como delegada das jovens e sucessivamente até 1955, como presidente. Foi também delegada de região e conseguiu atingir periodicamente várias paróquias do magentino, para propaganda, encontros, conferências.
          Aspirantes e jovens ajudavam com entusiasmo todas as iniciativas: dias de retiro, horas de estudo, excursões, barricadas de fruta na casa Beretta, festas do oratório com aventureiras ‘ caça ao tesouro’ e academias mais ou menos artísticas. Ajudada pela irmã Gínia, que se deliciava com acordeom, aproveitava todas as ocasiões ou criava-as para tornar agradável às moças à estadia no oratório, cheíssimo naqueles tempos, sempre em perfeita harmonia com as madres canossianas, às quais oferecia o dom da rica juventude.
          Encontros, passeios, jogos, festas… Isso não era tudo aqui no oratório. Para as convicções de Gianna, isso devia preparar cristãos para o mundo. Para uma missão tão importante e para fornecer a Igreja de cristãos autênticos, Gianna empenhou-se, antes de mais, na formação destas explosivas energias juvenis. Alguns apontamentos das suas conferências à juventude feminina revelam a concepção que Gianna tinha da ação católica e das suas expectativas.
          A 20 de outubro de 1946, começando o novo ano civil com a responsabilidade de presidente da juventude, expôs o significado, a necessidade e o âmbito da ação católica. Sintetizou: “ Há setenta e cinco anos o conde Mário Fani, que lançou a ideia da ação católica, lançava aos cristãos a palavra de ordem: ‘É necessário agir’. Se esta palavra de ordem era necessária nos tempos de Mário Fani hoje ainda o é mais…Quanto ódio há ainda nos corações! Mesmo aqueles que se dizem cristãos, como estão longe de viver o seu cristianismo. Cristo trouxe ao mundo a graça e o mundo vive ainda no pecado. ‘É necessário agir’ repetiu várias vezes nestes tempos o nosso Papa. Cristo, para que trinfe o seu Reino, precisa de colaboradores. Eis a ação católica ao lado do sacerdote. Devemos lutar pelo advento deste Reino… Fala-se muito de reconstrução, mas mais do que reconstruir casas é preciso levar Jesus às almas. Jesus, para fazer isto, quer servir-se também de nós, grandes e pequenos…A ação católica é vida”. Depois de ter mostrado que a ação católica compromete em oração, ação, sacrifício, conclui definindo-se: “ esta vossa amiga que vos deseja santas e que tanto vos quer bem”.
 
          Esse é um trecho tirado do livro “Por Amor à Vida, Santa Gianna Beretta Molla, médica e mãe” e em oraçáo por todos os pedidos que foram solicitados pelo site, por todas as pessoas que fizeram contato conosco, pelas quais fomos indicados, as que nos acharam pela web ou ainda aquelas que de alguma forma estão em comunhão com nosso trabalho,gostaríamos de agraceder a Deus por terem os colocado em nosso caminho e com certeza a maior responsabilidade é de Santa Gianna, que como ela mesmo disse no livro, a ação católica é necessária, precisamos agir, defender as vidas, as famílias e evangelizar todos para com isso levar Jesus a cada alma que necessite. Gostaríamos de obter da parte de vocês as notícias, testemunhos e ações católicas que por ventura vocês vivem ou viveram nesse período que nos conhecemos pois, estamos unidos em um só coração que é o de Deus que nos ampara, orienta, protege e nos atende. Por isso, frisamos a todos, a importância de testemunhar a outras pessoas as graças alcansadas e ainda a perseverança da espera. que Santa Gianna continue abençoando todos vocês e suas famílias e nos colocamos à disposição para quaisquer necessidade e conte com nossas orações.
 

IRMANDADE SANTA GIANNA E PASTORAL FAMILIAR

                             Arquidiocese de Aparecida

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: